http://www.oesteatual.com/site/images/slide/ban-slide-wide-001.jpg

head keys b6b3 f51311da8ebf

Ainda restam 9 vagas em aberto, mas a Copa do Mundo de 2018 já tem seus cabeças de chave definidos.

Argentina e França se garantiram no pote 1 do sorteio na noite desta terça-feira e se juntaram a Rússia, Alemanha, Brasil, Portugal, Bélgica e Polônia.

Vale lembrar que os potes do sorteio serão definidos com o ranking da Fifa deste mês de outubro - com exceção da Rússia, que será cabeça de chave por ser o país-sede da competição. Com os resultados desta terça-feira, já é possível fazer a prévia do que vai acontecer.

No fim, serão quatro campeões do mundo como cabeças de chave (Alemanha, Brasil, Argentina e França), enquanto os outros quatro (Espanha, Inglaterra, Itália e Uruguai) ficam no pote 2 - desde que os italianos confirmem a vaga na repescagem europeia, é claro.

As definições dos últimos classificados será em novembro. Já o sorteio dos grupos da Copa do Mundo acontece no próximo dia 1º de dezembro, na Rússia.

danubia mulher nem678656h

A polícia do Rio prendeu nesta terça-feira (10) Danúbia Rangel, mulher do traficante Antônio Bonfim Lopes, o Nem da Rocinha. A prisão foi feita por agentes da 39ª DP (Pavuna) e da 52ª DP (Nova Iguaçu), na Ilha do Governador. No fim de tarde, a "primeira-dama do tráfico" foi levada para a Cidade da Polícia.

Danúbia estava na casa de uma amiga, na Rua Carlos Magno, um dos acessos ao Morro do Dendê. Segundo agentes que efetuaram a prisão, Danúbia não quis dar muitas declarações. Disse apenas que que tem poucas informações do marido, já que não podia visitá-lo por estar foragida, e que não sabe praticamente nada da guerra da Rocinha.

A criminosa foi expulsa da Rocinha pelo bando de Rogério 157, rival do grupo de Nem na disputa pelo tráfico na comunidade. A batalha sangrenta, intensificada há semanas, levou à realização de operações de segurança quase diárias, inclusive com o reforço das forças militares – nesta terça, houve novos tiroteios.

Segundo investigações, mesmo expulsa pela quadrilha rival, Danúbia ainda tem influência na Rocinha.

Saiba mais [clicando aqui]

donald trump 876543

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, examinou nesta terça-feira com o secretário de Defesa, Jim Mattis, e seu chefe do Estado-Maior, Joe Dunford, "a gama de opções" disponíveis diante da Coreia do Norte, informou a Casa Branca.

"O relatório e a discussão se concentraram na gama de opções para responder a qualquer forma de agressão da Coreia do Norte e, se necessário, impedir que a Coreia do Norte ameace Estados Unidos e seus aliados com armas nucleares", destacou a Casa Branca.

No sábado, Trump declarou de forma enigmática no Twitter que "apenas uma coisa funcionará" com a Coreia do Norte, sem esclarecer o que seria.

"Os presidentes e seus governos conversam com a Coreia do Norte há 25 anos. Os acordos estabelecidos e os altos valores em dinheiro não tiveram sucesso", tuitou Trump.

"Os acordos foram violados mesmo antes da tinta secar. Lamento, mas apenas uma coisa irá funcionar", disse Trump.

Durante uma recepção na Casa Branca com chefes militares e suas esposas, Trump disse outra frase enigmática: "talvez se trate da calma que precede a tormenta".

Nas últimas semanas, Trump respondeu ao desenvolvimento dos programas balístico e nuclear norte-coreanos ameaçando "destruir totalmente" a Coreia do Norte.

policia grupo pistoleiros ba se 1

A polícia matou um suspeito e prendeu outros três integrantes de uma quadrilha responsável pela morte de um ex-prefeito baiano durante uma operação nesta sexta-feira (22) em Pedro Alexandre, no interior do Estado. O grupo também é apontado por homicídios em Sergipe e Pernambuco.

A operação para desarticular o bando contou com policiais civis do Departamento de Polícia do Interior (Depin) e militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste que também apreenderam um fuzil AR15, uma espingarda calibre 12 e duas pistolas.

Cleciano Vieira Santos, conhecido como Gordo, 34 anos, Adomarcos Silva Souza, o Donga, 37, e Adagilson Nunes de Jesus, 48, estavam escondidos no interior e foram presos em flagrante. Úilson Gonçalves de Souza, suspeito por homicídio, reagiu à abordagem, foi baleado e não resistiu aos ferimentos.

Na Bahia o grupo é investigado pela morte do ex-prefeito do município de Pedro Alexandre, Petrônio Pereira Gomes, e da tentativa de homicídio contra o vice-prefeito Tonho de Zezinho, que teve o carro alvejado por mais de 60 tiros. Ele reconheceu os autores.

Já em Sergipe eles são suspeitos da morte do presidente da câmara do município de Carira, Jailton Martins de Carvalho, conhecido como Jailton do Preá e do assassinato do ex-vereador Claudeir dos Santos, conhecido como Pinho de Santa Rosa, morto em março deste ano, na cidade de Poço Redondo. Em Pernambuco eles são suspeitos de praticarem homicídios e tentativas também contra políticos.

pe fabio de mello 754

Uma das personalidades que chamou atenção na plateia do Rock in Rio foi Padre Fábio de Melo. O sacerdote assistiu ao show de Elba Ramalho, na sexta (22), e fez a alegria de quem estava no festival posando para selfies tranquilamente no meio da galera.

Em um dos vídeos é possível ver uma aglomeração de pessoas pedindo para fazer fotos com o religioso. Uma das fãs chega a dizer: “padre, me abençoe”.

O sucesso com os “roqueiros” rendeu  comentários até do jornalista Evaristo Costa, que postou um vídeo do padre sendo tietado no festival com uma legenda sugestiva. “Quem precisa de Lady Gaga?”. 

Após o passeio, Fábio de Melo fez um show no Vivo Rio na noite de sábado (24).

ze rafael bahia 6343g

O ano já está chegando ao fim e, mais uma vez, ficamos na esperança de dias melhores. Dezembro será um mês de muita confusão na cabeça do torcedor. Eleições para Presidente e Marcelo Sant'Ana ainda não definiu sua posição ou se ainda teremos candidatos à altura da atual gestão - digo apenas na parte administrativa.

Confusão pois o futebol que todos esperam ainda não chegou. Falhas gravíssimas de contratações revelam que a administração no futebol tem sido mal gerenciada. Os números, as contas, os investimentos correm bem, mas o Departamento de Futebol, esse, sim, precisa de um novo gestor. Alguns fatores negativos passam despercebidos pela torcida e não podemos deixar isso tapar nossos olhos por completo.

frutas ba banana

A Bahia superou Minas Gerais se tornou o segundo maior estado produtor de frutas do Brasil, segundo a Pesquisa Nacional Agrícola dos Municípios (PAM) de 2016 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE), divulgada nesta quinta-feira (21) em Salvador. São Paulo permanece na liderança com a maior produção.

O grande destaque da pesquisa é o baixo sul da Bahia. Na região, o município de Wenceslau Guimarães pela primeira vez apareceu no levantamento entre os 20 municípios do país que mais geram renda a partir da fruticultura.

fonte representacao fem PSDB

O programa político do PSDB de 17 de agosto defendeu a adoção do sistema parlamentarista no país. Anunciado no vídeo como um modelo que “obriga os políticos a terem mais responsabilidades”, utilizado “pelas democracias mais sólidas do mundo”, o parlamentarismo é adotado em países como Alemanha, Suécia, Espanha, França, Portugal, Japão e Canadá. Privilegia-se o papel do primeiro-ministro, escolhido entre os parlamentares, em detrimento da figura do presidente ou do rei, no caso das monarquias.

Uma das vantagens do sistema, segundo o vídeo do PSDB, seria a maior representatividade feminina. Os narradores afirmam que “em todos os países parlamentaristas existe uma forte representação das mulheres”. O Truco – projeto de checagem de fatos da Agência Pública– descobriu que há 79 países parlamentaristas nos quais a representação feminina no parlamento está abaixo de 30%, porcentual considerado como o mínimo necessário segundo os padrões recomendados pela ONU. Por isso, a afirmação foi classificada como falsa. Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa do PSDB não informou qual foi a fonte do dado usado no vídeo e também não comentou o resultado da checagem.

[Leia a notícia na íntegra]

fachadaministerioblocoK

Embora tenha anunciado a abertura de um Programa de Demissão Voluntária (PDV) com expectativa de adesão de cerca de 5 mil servidores, o governo federal contratou 7.089 servidores a mais do que desligou entre o final de janeiro e o final de julho deste ano, segundo dados do Ministério do Planejamento, que não vê incoerência em relação ao ajuste fiscal do governo (leia mais abaixo).

De acordo com o Painel Estatístico de Pessoal (PEP), do Ministério do Planejamento, ao final de janeiro o governo contava com um total de 581.098 servidores. Ao final de julho, eram 588.187 - diferença, para mais, de 7.089.

Além da meta de corte com o PDV, o número de novos contratados também supera os 4.184 cargos comissionados que o governo diz ter cortado nos últimos meses, e que teriam gerado economia de R$ 202 milhões por ano. [Leia a notícia na íntegra]

incedio lemcortada867h5676

Um incêndio subterrâneo atingiu uma fazenda em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, no início da manhã de domingo (20). O fogo foi controlado por equipes do Corpo de Bombeiros.

Por conta do tipo de incêndio, os bombeiros precisaram construir aceiros no entorno da área queimada, que são uma faixa livre de vegetação, onde o solo fica descoberto. Mesmo controlado, a área ainda está sendo monitorada.

Durante a tarde, um novo foco de incêndio em vegetação se propagava em direção à área urbana, desta vez em direção a um loteamento universitário. Os bombeiros conseguiram conter as chamas antes que chegassem no loteamento.